O que é o fecho ziplock?
O fecho ziplock é uma invenção que surgiu para gerar mais segurança aos produtos que são armazenados em embalagens, que se tornaram muito mais práticas, eficientes e organizadas. Saber o que ele é esse tipo de zíper o faz compreender como ele se tornou indispensável a quem preza por qualidade e excelente desempenho.
Origem do fecho ziplock
Era o ano de 1954, especificamente dia 18 de maio, quando Robert W. Vergobbi conseguiu revolucionar o modo como, anos depois, nós passaríamos a usar saquinhos plásticos. Desde, então, a ideia passou por por melhorias e evoluções tecnológicas para suprir as necessidades das pessoas.
Depois que os saquinhos passaram a ser comercializados como embalagens para alimentos, os próprios consumidores perceberam que era possível reaproveitar a embalagem para outros fins como guardar objetos, por exemplo. As marcas notaram esse comportamento e investiram nesses tipos de usos.
Onde esse tipo de zíper é aplicado
A lista de como o fecho ziplock pode ser utilizado é extensa e consegue atender à diversas empresas e necessidades dos consumidores finais, pois, como explicamos, houve um grande investimento para que ele possa ser mais versátil. Entre as aplicações estão:
- armazenamento de alimentos;
- guardar peças de roupas;
- acomodar calçados;
- proteger documentos;
- uso em viagens, entre outras.
Quais plásticos aceitam o Ziplock?
Atualmente, pelo menos dois tipos de plásticos conseguem aproveitar o fecho ziplock para lacrar as embalagens são eles: o PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) e o BOOP (Polipropileno Biorientado). São duas matérias-primas que conseguem manter a qualidade que você deseja. No entanto, há algumas diferenças importantes entre elas e nós vamos te explicar exatamente quais são.
PEBD
É um polímero que consegue ser muito mais resistente que aqueles plásticos utilizados em sacolas, por exemplo. Ele tem como característica a transparência e a longa durabilidade. Com o fecho ziplock, ele passa a ser mais utilizado em embalagens para roupas, documentos etc. Isso acontece porque o PEBD deixa os produtos com uma visualização muito mais fácil, o que facilita na hora de abri-lo.
BOOP
Já o Boop mantém uma característica muito evidente, que é o aspecto metalizado. Ele também possui longa durabilidade e resistência, além de ser atóxico e proteger de proliferação de bactérias. O uso mais comum é de servir como embalagem para alimentos como café, macarrão, farinhas, entre outras aplicações.